segunda-feira, 4 de julho de 2011

.: ATITUDE : A DIFERENÇA ENTRE O SUCESSO E O FRACASSO :.

Topo_Mensagem

- Descobrindo o poder das atitudes em nossas vidas -

   Talvez, ao contrário do que muitos pensam, o Senhor Deus trabalha sempre com estratégias. Se analisarmos a primeira frase da Bíblia, encontraremos tudo que é necessário para traçar estratégias – No princípio criou Deus os céus e a terra (Gênesis 1:1 ARC). Vejamos agora uma explanação mais profunda sobre a elaboração de estratégias conhecendo os cinco elementos que devem fazer parte dela. Avaliemos o texto de Gênesis 26:12 ARC : E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.

Semeou (AÇÃO) – Aquilo que se planeja só terá valor se for acompanhado de AÇÕES – ATITUDES, organizadas em um plano realizável – real e concreto – e, principalmente, realizado. Muitos traçam inúmeras estratégias, bem preparadas e fundamentadas, mas não conseguem pôr em prática aquilo que planejam. A falta de ações concretas é como a falta de estratégia : em ambos os casos, não se chega a nenhum resultado. Para alguns, atitude representa uma dificuldade em cada oportunidade, enquanto para outros ela é a oportunidade em cada dificuldade. Ela que permite ver a luz no fim do túnel.

Cada um de nós é responsável por nossas próprias atitudes. Se queremos que o nosso hoje seja um bom dia, precisamos assumir a responsabilidade pela maneira como iremos encará-lo.

A atitudeou a falta delaafeta relacionamentos, propicia uma nova maneira de encarar o fracasso e define a possibilidade de alcançar o sucesso. Sua atitude é capaz de motivá-lo ou arrasá-lo. Ela é sempre um jogador a mais no seu time.

   Muitos crêem que basta ouvir dicas de sucesso e que logo em seguida serão as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, porém as coisas não são assim. Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.” (Lucas 6:8). Neste episódio percebemos que além do desejo do homem de ter sua vida transformada, ele precisou “agir”. A atitude e o potencial andam de mãos dadas. Muitos estão no lugar certo, aprendendo e sendo expostos às mais poderosas técnicas e estratégias, porém sem ação elas de nada servem. A atitude é a principal força para determinar o sucesso ou o fracasso de alguém. Jesus ensinava numa sinagoga, onde havia um homem com profunda dificuldade. Essa é a realidade de muitos hoje. Participam de inúmeros seminários, conferências, porém de nada se aproveitará se não forem seguidos de ações concretas e coerentes. Outro fator importante é que Jesus pediu que aquele homem se pusesse de pé, ou seja, jamais pedirá algo que não possamos fazer. Quando recebemos a orientação – tanto no caso do homem da mão mirrada, quanto no caso de Isaque – sabemos o que devemos fazer, qual atitude tomar; Isaque deveria peregrinar e plantou, já o homem deveria estender a mão e entendeu que era a mirrada.

Vejamos algumas coisas sobre a ação :

A atitude determina o modo de ver as coisas e a vida – Nossa atitude revela o que esperamos da vida. Como um avião, se nosso “nariz” estiver apontando para cima, estaremos decolando; se estiver apontando para baixo, podemos estar em plena queda. Isaque poderia ter se mostrado passivo – indiferente, inerte, inativo – e não ter semeado, pois afinal de contas a terra era árida e a época não era favorável. O homem da mão mirrada poderia ter optado por nada fazer, pois afinal de contas viveu tanto tempo com a dificuldade que não lhe seria tão fácil acreditar que algo pudesse mudar só por obedecer às ordens daquele preletor.

A atitude determina os nossos relacionamentos pessoais – Toda nossa vida é afetada pelos relacionamentos e, esses por sua vez são determinados por nossas atitudes. Quando adotamos a atitude de colocar os outros em primeiro lugar e consideramos mais as pessoas, nossa perspectiva reflete o ponto de vista deles e isso nos permite lidar melhor com as pessoas, fortalecendo assim nossos relacionamentos pessoais. Pago mais pela capacidade de lidar com as pessoas do que qualquer outra coisa no mundo” – John D. Rockfeller.

O Instituto de Pesquisa de Stanford diz que a quantidade de dinheiro que você recebe por seu esforço é proporcional a 12,5% de seu conhecimento e 87,5% de sua capacidade para lidar com pessoas; isso lembra o Rei Salomão.

A atitude se mostra a diferença entre o sucesso e o fracasso – Os maiores empreendimentos da história foram realizados por homens que se sobressaíram apenas um pouco acima da multidão de indivíduos de sua área. A ex-primeira-ministra israelense Golda Meir salientou essa verdade em uma de suas frases : “Tudo o que meu país tem é seu espírito. Não temos dólares provenientes de petróleo. Não temos ricas jazidas minerais na região. Não temos apoio da opinião pública, em escala mundial. Tudo o que Israel tem é o espírito do seu povo. Se as pessoas perderem isso, nem os EUA poderão nos salvar”. Todo mundo tem uma idéia no chuveiro, mas os bem-sucedidos saem do chuveiro, secam-se e fazem alguma coisa com relação à idéia que tiveram. No dia 25 de maio de 1961, o então presidente John F. Kennedy, no Congresso Norte-Americano fez a diferença com sua atitude em busca de alcançar seu sonho ao dizer : Creio que esta nação deve se empenhar para que atinjamos o objetivo de, antes do final desta década, levarmos um homem até a Lua, e trazê-lo de volta à Terra em segurança. Para época, este era o objetivo mais arrojado que alguém poderia ter. Porém aqueles homens colocaram um homem na Lua porque acreditaram que podiam fazer aquilo e isso tornou-se realidade por causa de uma mudança de atitude. Quando nossas atitudes estão muito além de nossas habilidades, até o impossível pode se tornar realidade.

· Um sonho/um desejo sem uma atitude positiva e proativa produz um sonhador!

· Uma atitude positiva sem um sonho produz uma pessoa agradável que não vai para frente!

· Um sonho junto com uma atitude positiva produz uma pessoa com potencial e possibilidades ilimitadas!

   O cego Bartimeu, além do sonho/desejo de ter vista, precisava de uma atitude positiva e pró-ativa diante da situação e até mesmo diante dos desafios que se lhe apresentavam (vide Marcos 10:46ss).

A atitude é a primeira qualidade que marca um homem bem-sucedido. Se ele tem uma atitude positiva e pensa da mesma forma, não teme desafios e situações difíceis, então já alcançou mais da metade do seu sucesso!

A atitude propicia uma perspectiva excepcionalmente positiva – A coisa mais importante deste mundo não é onde você está, mas sim para onde está indo!

A atitude de uma pessoa não é automaticamente boa só porque ela é boa

O que podemos realizar no futuro é determinado pelas estratégias que utilizamos e pelo empenho e pela energia com que lutamos por nossos objetivos.

Muitos elementos contribuem para formar a atitude, porém muitos mais resultam dela. A atitude determina até onde você pode ir na jornada do sucesso.

A chave para uma boa atitude é a disposição de mudar.

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário